História Territorial Do Panamá 1

História Territorial Do Panamá

Por

Com o retorno ao sistema de governo unitário e centralista em 1886, o estado federal foi transformada em departamento de Panamá e suas subdivisões internas renomadas províncias. Setenta e oito distritos (ou municípios), cinco terras indígenas (3 delas a nível provincial) e 655 cidades dos quais 2 são regionais. Pouco Se sabe sobre a organização territorial do Istmo do Panamá, durante a data pré-colombiana.

Não obstante, a raiz de as crônicas espanholas do século XVI, foi possível definir a extensão dos caciquismos que existiam no Panamá, no instante da vitória da América. Além das crônicas, a historiografia paulista, onde foi usada a linguagem, a ourivesaria e outros aspectos culturais, para alcançar definir a área de ação territorial das imensas nações indígenas.

Entre as nações indígenas que habitavam o istmo destacavam-se as Cavernas, cujo território compreendia o sudoeste de Panamá, na costa do caribe e do pacífico, incluindo o Darién. Foi fixado o rio Atrato como o limite oriental dos domínios nesse povo indígena, no tempo em que, no oeste, o território se estenderia até Chame no Pacífico e Quebore (Rio Indiano) no Caribe.

Os caciquismos Cavernas mais interessantes eram os de Pocorosa, Comagre e Careta; cujos territórios que ocupavam a atual comarca de Kuna Yala. Não obstante, na fração oriental do istmo existiram povos que não falavam a Caverna. Entre eles declaram-se os Chuchures, provenientes de Honduras, se acamparam-se em Nome de Deus. Por outro lado, “os de Birú”, foram relatados por Pascal de Andagoya e localizados por Romoli na bacia alta do rio Tucutí, e os de ‘Quarequa’ ou ‘Careca’ “vieram conquistando pra costas do Panamá”.

Na parte central do istmo viviam um número plural de nações indígenas que não tinham linguagem ou características fenotípicas comuns. As crônicas espanholas indicam que estes caciquismos mantinham constantes confrontos bélicos entre eles pelo controle territorial. Entre os domínios localizados pelos espanhóis ao longo da conquista, em território da atual província de Coclé, menciona a Instante, Totonaga, Taracuru, Penonomé.

todavia, acordado que em Natá residia o cacique Acherse que comandava todos esses territórios. Na área geográfica da actual península de Azuero tem documentado os caciquismos de Escória, Usagaña, Queima, Guararé, Pocrí e Paris.

  • Bages: Trem-tram Espanha
  • Centro de Documentação Judiciária
  • Referendo pela Catalunha
  • A ‘lei mordaça’ fez trasnochar ao Partido Popular e Cidadã

não obstante é sabido que o cacique Cutatara de Paris havia dominado pela competição ao resto de caciquismos vizinhos. Nas atuais províncias de Bocas do Toro e Chiriquí, desenvolveram-se um número plural de tribos indígenas, entre as quais se mostram os guaymíes, dorasques e dolegas.

Estas tribos se encontravam dispersas em ambas as margens do Oceano Pacífico e o Mar do Caribe; como pela cordilheira central. Em 1501, Rodrigo de Bastidas percorreu as costas da Venezuela e o norte da Colômbia, até o golfo de Urabá.

Depois contornou a costa do istmo do panamá, e chegou quase até a posição atual do canal de Panamá. Neste trajeto, os exploradores não fundaram nenhum público, nem ao menos empurrou profundamente no território. 10 de outubro de 1502, em sua quarta viagem, Colombo chegou à costa atlântica do país, nas atuais províncias de Bocas Del Toro e Veraguas.

No dia dois de novembro, chegou a uma baía na atual província de Colón, que foi batizado como o nome de Portobelo ou Porto Belo. 24 de fevereiro de 1503, Colombo fundou Santa Maria de Belém, cuja existência foi efêmera, devido aos constantes ataques dos indígenas.