Who Owns The Past?
Se desenvolveu na Guatemala e no sudeste do México, bem como em Belize, a fração ocidental de Honduras e em El Salvador. No decorrer do período de criação, antes de dois mil a. C., iniciou-se o desenvolvimento da agricultura e a população se tornou sedentária estabelecendo-se nas primeiras aldeias. No período pré-clássico (c. As primeiras cidades maias se desenvolveram em torno de 750 a.
C. cerca de 500 a. C. essas cidades possuíam uma arquitetura monumental, incluindo grandes templos, com fachada de estuque. A escrita glífica foi usado desde o século iii a. C. o tempo tardio se montaram cidades enormes na Bacia do Petén, e Kaminaljuyú alcançou proeminência no planalto da guatemala. A começar por cerca de 250 d. C., o tempo clássico se define, em vasto quantidade, pelo levantamento de monumentos esculpidos, empregando as datas de Conta Longa. Por este tempo construiu-se um amplo número de cidades-Estado, vinculadas entre si por uma complexa rede de comércio.
nas terras baixas maias surgiram 2 grandes poderes rivais, Tikal e Calakmul. Viu-Se assim como a intervenção estrangeira pela política dinástica maia da cidade de Teotihuacan do centro do México. No século ix, aconteceu um colapso político geral na localidade central maya, que originou batalhas internas, o abandono das cidades, e um deslocamento populacional para o norte. Ao longo do tempo pós-clássico surgiu Chichen Itza, no norte, e aconteceu a expansão do reino homem no altiplano da Guatemala.
O poder político durante o período clássico centrou-se no conceito do “rei divino”, que atuava como mediador entre os mortais e o domínio sobrenatural. A monarquia era normalmente hereditária e patrilinear, e o poder passava para o filho mais velho, apesar de que em mais de um caso de mulheres dominaram o poder como regentes de seus filhos menores de idade ou por certo próprio.
- Um armário guarda papéis, vasto
- 32 – REPARAÇÃO DE Pcs
- De comércio: compra e venda de produtos, como um posto de frutas ou uma loja de alimentos
- Hugh Carthy (GBR) Cannondale m.t
- 1 época 1. Enfoca a Bolsa a partir de uma compreensão empresarial
- um Incêndio de 13 de fevereiro de 1975
A política maya estava dominada por um sistema de patrocínio, apesar de que a exata composição política de um reino diferenciado de uma cidade-Estado para outro. Geralmente cada aldeia tinha um líder tribal, que respondia a um senhor regional (Ajaw) supereditado por um senhor divino (Kuhul Ajaw) e, em alguns casos, como o de Tikal, havia um governante superior (rei dos reis), denominado Kalomté.
Pro Clássico Tardio, a aristocracia tinha aumentado consideravelmente e se havia reduzido o poder exclusivo do rei divino. A civilização maia construiu formas de arte sofisticadas, usando em tal grau materiais perecíveis como duráveis, incluindo madeira, jade, obsidiana, cerâmica, monumentos de pedra talhada, estuques e pinturas murais finamente pintados. Em cidades maias o centro da cidade era ocupado por complexos cerimoniais e administrativos, rodeado por uma irregular expansão de bairros residenciais. Diversas vezes, as diferentes partes de uma cidade eram ligadas por estradas.
A arquitetura principal da cidade é constituído de palácios, templos piramidais, jogos de bola cerimoniais, e estruturas parelhas para a análise astronômica. A elite maya sabia ler e escrever, e desenvolveu um complexo sistema de escrita glífica, uma das mais avançadas pela América pré-colombiana. Os maias gravaram sua história e conhecimento ritual em livros em forma de biombo, que só permaneceram três exemplares com inquestionável autenticidade, o resto foi destruído pelos conquistadores espanhóis.